A Trizeta é uma peça fundamental da transmissão de potência do veículo, que auxilia o semieixo a trabalhar de forma mais eficiente, além de contribuir para todo o conjunto composto por junta deslizante, homocinética e tulipe, chamado de “Berço da Trizeta”.
A movimentação angular da barra do eixo também conta com a trizeta, que ao mesmo tempo que transfere o torque do motor para o eixo de transmissão e garante o movimento eficiente sem perdas de potência.
Com o passar do tempo, quanto mais o carro roda, não estranhe se a trizeta apresentar sinais de desgaste. Em alguns casos, é possível sentir oscilações quando o veículo está acima de uma certa velocidade, podendo ser confundidas com a necessidade de alinhamento e balanceamento.
Se o problema for o desgaste da trizeta, fique atento, pois se ela escapar da tulipa pode até causar um rombo na parte em que a roda motriz do câmbio está situada, mas, se você reconhecer que o problema está nesta peça, analise se vale a pena apenas trocar a trizeta. Geralmente, quando isso acontece, o ideal é solicitar ao seu mecânico de confiança que faça uma avaliação do sistema como um todo, se a tulipa não estiver em boas condições, como é provável que não esteja, colocar uma nova trizeta vai apenas mascarar o problema por mais algum tempo.
Em casos como este, o ideal é realizar a troca dos semieixos dos dois lados, mesmo que um deles não apresente qualquer problema, para garantir o equilíbrio entre os lados do veículo. Assim, a chance de um deles “desbalancear” é menor e você tem mais segurança e melhor dirigibilidade à longo prazo.