Nas últimas semanas, a rotina do Brasil mudou em virtude da quarentena. Nesse novo cenário, muitos veículos também ficaram sem uso enquanto seus donos estão em casa.

Um carro sem uso por muito tempo pode apresentar alguns problemas. Para prevenir isso, separamos algumas dicas de como cuidar do seu veículo parado na garagem.

1.Limpe o Veículo

Com certeza, vale aproveitar o tempo a mais em casa para dar aquele cuidado especial no carro. Para a parte interna, comece tirando e lavando os tapetes, além de utilizar um aspirador de pó.

Já no painel, recomenda-se usar álcool isopropílico, comumente usado para limpar eletrônicos. Caso não encontre esse material, um pouco de detergente neutro também dá conta do recado.

Não esqueça da lavagem externa, com produtos de limpeza apropriados.Caso o carro não possua uma garagem para proteger do sol, recomenda-se uma capa protetora. A medida também será eficaz para evitar acúmulo de poeira, manchas e até arranhões.

2.Atenção aos Pneus

Os pneus do carro são elementos que merecem a devida atenção, pois quando o carro fica um tempo parado, as rodas podem ficar deformadas ou murchas em virtude do peso do veículo.

O mais recomendado é que os carros fiquem suspensos do chão com cavaletes, mas isso não é uma das coisas mais simples de fazer. Outra dica é movimentar o carro alguns metros, evitando que o pneu fique sempre na mesma posição. Além disso, se possível, verifique e normalize a pressão dos pneus para que ele não murche e suporte bem a pressão do carro.

3.Fique de Olho nos Fluidos

Caso seu carro já esteja parado há algumas semanas e ainda vá ficar um pouco mais, recomenda-se deixar o mínimo possível de combustível no tanque, pois esses fluidos podem acabar estragando e causando prejuízos consideráveis, como o entupimento de diversos componentes, por exemplo.

O mesmo vale para o óleo. Depois de sua data de validade, ele não consegue conservar suas características funcionais para o carro, o que pode gerar transtornos futuros.

Lembrando que esses líquidos só devem ser retirados caso você possua os equipamentos corretos para tal ação. Caso contrário, espere até poder sair de casa novamente e procure algum estabelecimento especializado para tomar as medidas necessárias.

4. Dê atenção à bateria.

Mesmo com o carro parado, alguns mecanismos do carro podem consumir alguma carga da bateria, o que pode descarregá-la aos poucos.

No entanto, essa dica vale aos carros um pouco mais antigos que não possuíam módulos eletrônicos. Já para os veículos atuais, é melhor verificar o manual do automóvel, pois talvez seja necessário desconectar também sua bateria.

Para desligar a bateria, basta retirar o polo negativo, coberto normalmente com uma placa plástica protetora. No entanto, tenha cuidado de não encostar o polo negativo ao polo positivo, pois pode acabar gerando um curto circuito, ou até mesmo um incêndio. Além disso, ao desligar a bateria, algumas funções do veículo podem ser desprogramadas.

Com dicas simples como essas, você pode se precaver de problemas futuros com o seu carro. Na quarentena é tempo de se cuidar, porém sem descuidar do veículo para quando você voltar à sua rotina, você possa viajar em segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *