A preocupação com o meio ambiente é um assunto que tem sido bastante discutido em vários setores da sociedade. Segundo um levantamento da Tetra Pak, 60% dos brasileiros entrevistados estão preocupados com questões ambientais.

O assunto é tão relevante que muitos empreendedores têm adotado práticas sustentáveis em suas empresas de menor impacto no meio ambiente. Já entre dos consumidores, isso influencia inclusive na escolha de um serviço ou produto. De acordo com uma pesquisa de mercado do Opinion Box, 55% dos brasileiros maiores de 16 anos sempre dão preferência às empresas ou marcas reconhecidas por cuidar do meio ambiente.

Diante disso, é importante que seu estabelecimento também se atente para essas questões e possa se tornar uma oficina sustentável, que é aquela que possui uma gestão atenta às questões ambientais, focando em aspectos como redução do impacto ambiental, eliminação de desperdícios e otimização de seus serviços.

Além de buscar uma harmonização entre o meio ambiente e o crescimento da empresa, as práticas de uma oficina sustentável também contribuem para a redução de custos.

Para adotar essas novas práticas é preciso se atentar para diversos aspectos. Para isso, a Volda selecionou algumas dicas que podem ser o ponto de partida para que você tenha uma oficina sustentável:

 1 – Faça a separação e descarte adequado de resíduos

Este é um dos pontos que necessitam de muito cuidado e atenção, pois a oficina mecânica é um ambiente onde se gera resíduos que podem causar danos ao meio ambiente. Por isso, é de vital importância separar os materiais por tipo e tratamento mais adequado.

Um exemplo de resíduo que requer cuidado é o óleo e sua embalagem, já que devem ser descartados conforme legislação específica. Além disso, é necessário procurar por empresas especializadas que realizam esse tipo de coleta. Já para o óleo que está no piso e no tanque, deve ser instalada uma caixa separadora de água e óleo, além de um ralo que ligue à caixa ao piso da oficina que, ao ser impermeabilizado, drenará os resíduos direto para a caixa.

 2 – Evite desperdício de água e energia

Para diminuir gastos com recursos elétricos, utilize o elevador de veículos com sabedoria: evite o “sobe e desce”. Se planeje para realizar todas as tarefas necessárias de uma só vez.

Para evitar desperdiçar água, uma alternativa é investir na captação da água da chuva, que inclui a ligação de calhas e filtros que transportam a água para um reservatório, podendo assim, armazená-la para lavagem de peças e da própria oficina.

 3 – Atualize seus equipamentos

Equipamentos e ferramentas que não são trocadas ou atualizadas reduzem a produtividade e podem também estar em descumprimento com os parâmetros ambientais e as normas vigentes. Use sempre equipamentos e instrumentos de trabalhos novos e de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *